Saiba por que uma contabilidade especializada para médicos é um investimento para sua carreira.

Contabilidade para médicos: um investimento para a sua carreira

Ter uma contabilidade é essencial para a gestão eficiente de qualquer negócio, e na medicina, isso não é diferente. 

A importância da contabilidade especializada para médicos vai além do óbvio; ela é fundamental para garantir o crescimento e a sustentabilidade da prática médica. 

Neste artigo, você vai entender diversos aspectos cruciais que envolvem o porquê de uma contabilidade especializada ser fundamental para uma carreira bem sucedida na medicina.

89% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam 

Esse é um dado alarmante, uma vez que, manter uma boa saúde financeira é vital para o sucesso a longo prazo da prática médica. 

Isso acontece porque uma uma contabilidade comum, ou seja, não especializada na sua área de atuação, normalmente não entende as complexidades tributárias do setor da saúde, nem mesmo oferece um plano prático para que os seus impostos sejam otimizados com benefícios tributários previstos em lei que beneficiam os médicos.

Com isso, profissionais da saúde em todo país perdem dinheiro para a Receita Federal, um prejuízo que pode custar ao longo de uma carreira até R$1.6 milhão.

Apenas uma contabilidade que entende a sua especialidade pode apresentar um planejamento tributário pensado para a sua carreira, o que garante uma saúde financeira a longo prazo, com segurança e estabilidade, permitindo que você se concentre no que realmente importa: o cuidado com os pacientes.

A escolha do regime tributário para médicos

Falando em saúde financeira, é crucial que você entenda quais são os regimes tributários disponíveis para os médicos.

Você pode optar por diferentes regimes tributários, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Cada um desses regimes tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. 

O Simples Nacional é uma opção atrativa para médicos recém-formados, que estão no início de sua jornada profissional e não possuem um faturamento alto.

Já o Lucro Presumido pode ser mais vantajoso para médicos com faturamento elevado, até 78 milhões ao ano, porque as alíquotas são fixas.

De qualquer forma, em ambos os regimes, existem vantagens tributárias previstas em lei para que você pague menos impostos.  

Planejamento tributário para médicos que possuem CNPJ

Mas para aproveitar ao máximo as vantagens de cada regime tributário, você precisa realizar um planejamento tributário eficiente.

No Simples Nacional, você pode se beneficiar de uma única guia de recolhimento de impostos e aplicar o benefício do Fator R, para reduzir o valor dos impostos.

Por outro lado, no Lucro Presumido, é importante estar atento ao recolhimento trimestral de impostos. 

Esse regime exige a apuração e o pagamento dos tributos IRPJ e CSLL a cada três meses, ou seja, um imposto alto.  

No entanto, se você realiza cirurgias, exames ou procedimentos, você pode aplicar o Benefício Tributário de Promoção a Saúde, que reduz drasticamente o valor desses impostos.

Portanto, um planejamento adequado com um contador especialista na área médica pode representar uma economia significativa ao final de cada ano fiscal, algo que pode chegar a milhares de reais. 

Ter um planejamento tributário eficiente é ainda mais importante no contexto da Reforma Tributária, que vai impactar negativamente os médicos em todo país.

Conheça a Mitfokus, uma contabilidade especializada na área médica.

Planejamento tributário para médicos que atuam como pessoa física

Existe também opções de planejamento tributário para médicos que atuam como pessoa física. 

Um deles, é a escrituração de um livro caixa, essencial para o controle financeiro e a transparência nas operações médicas.

O livro caixa registra todas as receitas e despesas, facilitando a gestão financeira e a tomada de decisões informadas. 

Além disso, permite deduções no Imposto de Renda, o que reduz o valor a pagar, e garante o cumprimento das obrigações fiscais.

A declaração de Imposto de Renda para médicos exige atenção aos rendimentos recebidos, despesas dedutíveis e outros aspectos que podem influenciar no valor a ser pago ou restituído. 

Contar com um livro caixa, irá facilitar muito o processo, e o apoio de um contador especialista vai assegurar que todas as deduções possíveis sejam aplicadas corretamente.

Tecnologia que auxilia na rotina financeira médica

E para facilitar a gestão financeira e fiscal diária, a tecnologia na medicina tem se tornado uma aliada poderosa. 

Hoje, um médico não esquece de pagar nehum boleto, pois recebe no seu smartphone notificações de vencimento de impostos.

Acompanha facilmente o seu faturamento, além de emitir notas fiscais em poucos minutos, sem burocracias.  

Somado a isso, também tem acesso a relatórios por produção médica, para tomar as melhores decisões!

Essas são apenas algumas das vantagens que nossos clientes aproveitam no aplicativo Mitfokus, e que proporcionam maior agilidade na administração financeira, liberando tempo para que você possa se dedicar mais aos seus pacientes. 

PGBL: Planejamento de aposentadoria para médicos

Uma contabilidade especializada na área médica também pensa no seu futuro. 

Em um contexto de que médicos normalmente prolongam o tempo de trabalho, pois não fazem um planejamento adequado para a aposentadoria, a Mitfokus te apresenta o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), uma excelente opção de previdência privada para médicos que desejam planejar o futuro. 

Contribuir para um PGBL permite deduzir até 12% da renda bruta anual na declaração de Imposto de Renda, proporcionando uma economia fiscal significativa. 

Além disso, o PGBL oferece a possibilidade de acumulação de recursos de forma disciplinada e eficiente, garantindo uma aposentadoria para médicos mais tranquila e segura.

Com uma contabilidade especializada para médicos você economiza tempo e dinheiro

Em suma, a contabilidade especializada para médicos é uma peça fundamental para uma gestão financeira e contábil eficiente para esses profissionais. 

Trata-se de um investimento que vai garantir que a sua carreira seja financeiramente saudável do início ao fim, e que você esteja em conformidade com as obrigações legais. Além de te entregar mais tempo, algo que hoje você não tem.

Conheça uma contabilidade diferente, clique aqui e fale com um especialista da Mitfokus!