Conheça a ferramenta de planejamento tributário livro caixa, ideal para médicos que atuam como pessoa física.

Livro caixa para médicos: ferramenta gera economia em impostos

Conheça a ferramenta de planejamento tributário para o médico que atua como pessoa física e quais as suas vantagens.

O livro caixa para médicos que atuam como pessoa física é bastante vantajoso. Entenda nesse artigo o que é essa ferramenta, por que o médico deve utilizar e quais as suas principais vantagens. 

O que é livro caixa? 

É um método de registros para realizar o controle de toda a movimentação de entradas e saídas de capital relacionadas à atividade médica daqueles que atuam como pessoa física. 

Logo, pode ser utilizado por profissionais liberais e autônomos que exercem suas atividades sem constituir empresa, conforme o Decreto-lei nº 1.705 de 23 de outubro de 1979.

Os rendimentos e as despesas dedutíveis são escriturados mensalmente no programa da Receita Federal chamado Carnê-Leão. Logo, é uma ferramenta de planejamento tributário baseado na lei. 

Por que o médico deve ter um livro caixa?

É importante que o médico tenha um livro caixa, pois os registros financeiros desempenham um papel fundamental na gestão financeira eficaz, na conformidade fiscal e no planejamento tributário. 

Isso porque a ferramenta permite um controle financeiro assertivo para o médico e confere maior regularidade fiscal, o que contribui para a eficiente apuração da declaração de imposto de renda para médicos, porque o registro mensal dos valores recolhidos simplifica a exportação de dados no momento do ajuste anual do IR.

Além disso, com a ferramenta o médico consegue visualizar de forma atualizada o saldo total das atividades exercidas, conseguindo identificar por exemplo, quais são suas principais fontes de renda e quais suas principais despesas. 

Dessa forma, o médico consegue ter uma visão mais estratégica sobre sua carreira. 

Vantagens do livro-caixa para o médico

Reduz erros na apuração do imposto de renda

Uma apuração indevida no imposto de renda pode resultar em multas de até 150% do valor devido. Logo, tendo um livro-caixa bem estruturado o médico previne divergências nos registros.

Para isso, considere o auxílio de uma contabilidade especializada na área médica, para garantir maior assertividade na apuração do imposto de renda. 

Otimiza o tempo do médico

Mantendo um livro-caixa organizado, o médico consegue analisar as receitas e despesas de forma rápida sempre que precisar, facilitando a conferência e validação das informações. 

Gera economia de dinheiro com impostos

Veja algumas das despesas que podem ser deduvíteis, desde que os documentos estejam no livro caixa:

  • Aluguel de Consultório: gastos com o aluguel de consultórios médicos são geralmente dedutíveis. Isso inclui o aluguel de salas, clínicas ou consultórios onde o médico atende seus pacientes.
  • Despesas com Pessoal: salários e encargos sociais pagos a enfermeiros, secretárias e outros profissionais que trabalham diretamente na atividade médica.
  • Material de Consumo: Despesas com aquisição de material de escritório, equipamentos médicos, materiais médicos descartáveis, como luvas e agulhas.
  • Despesas com Manutenção e Conservação: Gastos com manutenção, reparos e conservação das instalações físicas onde o médico presta seus serviços.
  • Despesas de Telefonia: Custos com telefonia e internet utilizados para fins profissionais, como atendimento aos pacientes e gerenciamento da clínica, podem ser dedutíveis (até 20%).
  • Despesas com Publicidade e Marketing: Investimentos em publicidade e marketing relacionados à prática médica.
  • Despesas com Educação: Custos com cursos, seminários e treinamentos relacionados à atividade médica, que visem a atualização e aperfeiçoamento profissional.
  • Despesas com Transporte: Em alguns casos, a participação em congressos médicos podem ser dedutíveis.
  • Despesas com Material de Limpeza e Higiene: Gastos com produtos de limpeza e higiene para manter as instalações médicas.

Confira o caso real de 48 mil reais de economia gerada ao ano, pelo planejamento tributário com livro-caixa.

A ferramenta otimiza a gestão financeira do médico

Com um livro caixa organizado, contendo as informações contábeis de forma cronológica e precisa, facilita ao médico a elaboração de relatórios financeiros para uma visualização precisa do desempenho dos negócios. 

Dessa forma, você consegue identificar gargalos na gestão de capital, quais recursos podem ser economizados e quais procedimentos oferecem maior retorno financeiro. 

Além disso, possibilita a criação de estratégias tanto para redução de custos, quanto para maiores lucros, favorecendo o investimento no crescimento e sustentbilidade dos negócios.

O livro caixa é uma ferramenta de planejamento tributário essencial para os médicos

Como você percebeu, o livro caixa para médicos facilita o cálculo e apuração dos impostos, permite ao profissional controlar suas receitas e despesas, além de gerar uma economia considerável em tributos por meio das deduções legais. 

Ainda não utiliza o livro caixa? Clique aqui e solicite contado de nossos especialistas em contabilidade para médicos!

Pague menos imposto de renda com o livro-caixa

Deixe um comentário