Dia do Oftalmologista: uma homenagem da Mitfokus a esses profissionais

Dia do Oftalmologista: uma homenagem da Mitfokus

Cuidar da saúde ocular com frequência é fundamental para prevenir problemas e doenças que podem levar à cegueira

Dia do Oftalmologista: Em 7 de maio de 1930, foi inaugurada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo. Seis anos mais tarde, foi realizado o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na mesma data, também na capital paulista, enaltecendo para a comunidade médica e para toda a sociedade brasileira que, embora a pessoa tenha ou não alguma condição peculiar a ser tratada, cuidar da saúde ocular com frequência é fundamental para prevenir problemas e doenças que podem levar à cegueira.

Tamanha a importância da data e da profissão, que em 1968 o médico oftalmologista e deputado estadual Antônio Salim Curiati requereu o dia 7 de maio como o “Dia Nacional do Oftalmologista”. E hoje estamos aqui justamente para homenagear os 13.089 médicos da área, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Vale lembrar que, apesar da Medicina Oftalmológica ser celebrada através de uma data especial há apenas 55 anos no Brasil, trata-se de uma especialidade que surgiu na antiguidade, com os egípcios. No que diz respeito às cirurgias oculares, os pioneiros foram os babilônios, com registros que remontam a 1.685 antes de Cristo. Depois, os gregos aperfeiçoaram as técnicas que foram sendo transmitidas de geração para geração. Chegando no ano 850 d.C, houve a publicação do kitab (livro em árabe) “Ashar Maqalat fi ‘I ‘ayn” ou “Dez Tratados sobre o Olho”, de autoria de Hunayn ibn Ishaq, do Iraque. Trata-se da mais antiga obra didática do sistema oftalmológico, que foi antecedida por dois manuais “Masa’il fi al-tibb” (Questões sobre Medicina) e “Masa’il fi al-‘ayn” (Questões sobre o Olho), essenciais para potencializar a notabilidade do médico e do assunto.

No mais, figuras famosas como Johannes Kepler, René Descartes e Christoph Scheiner descobriram e explicaram mais sobre essa ciência, apontando, inclusive, como a refração acontece nos olhos. Isso no século XVIII. Não podemos deixar de citar também o “Pai da Medicina” – Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) – que dedicou a sua vida a estudar os pormenores das patologias oculares, deixando como legado os primeiros apontamentos da anatomia dos olhos. Foi ele quem estabeleceu também o código de ética que circunda a profissão, e que vale até hoje.

Agora, voltando o nosso olhar para o presente, o Dia do Oftalmologista promove a “dilatação de pupilas” para o desenvolvimento de programas eficazes de saúde ocular, os quais são extremamente importantes tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas em tempo hábil, podem levar à cegueira. Este, sem dúvida, é um desafio.

Mas, engana-se quem pensa que essa é uma incumbência somente dos médicos oftalmologistas. Pelo contrário: há de se ter uma abertura de olhares de diferentes especialidades, incluindo técnicos, passando por doutores de outras áreas, enfermeiros, atendentes de clínicas, assistentes, bem como pessoas que lidam com impostos, folhas de pagamento e abertura de clínicas e consultórios… Tudo para fazer com que um dos principais obstáculos dos médicos oftalmologistas, que é a falta de tempo, seja superado.

Precisamos lembrar que a oftalmologia passou por mudanças importantes nos últimos anos. Além das técnicas, os equipamentos também evoluíram. E o profissional, por sua vez, tem que se aperfeiçoar para acompanhar esse progresso. Portanto, um dos seus deveres é, mesmo depois de formado, continuar estudando uma disciplina que tem novidades a todo instante. Só assim ele conseguirá oferecer o que há de melhor, em termos de atendimento, diagnóstico, prevenção, tratamento e cura aos pacientes, conseguindo, assim, se manter no mercado.

Portanto, diante do que é a vida desse profissional, é fundamental que unamos forças para ajudar a manter em equilíbrio a saúde física e mental dos que atuam na área, inclusive para que ele se sinta sempre seguro e confiante nos diagnósticos, uma vez que, caso não haja esse autocontrole, as informações podem ser mal interpretadas pelos pacientes. E, na condição de parceira dos médicos de todo o Brasil, não é o que nós, da Mitfokus Contabilidade Médica, queremos. Pelo contrário: trabalhamos, lutamos e almejamos que os oftalmologistas possam confortá-los, mostrando soluções para as mais variadas patologias, e fazendo o possível para sanar dores e problemas.

Neste sentido, nada mais pertinente que contar com uma equipe especializada para lidar, no dia a dia, com o gerenciamento de um fluxo de dados sensível ao rigor da legislação, intrincada e burocrática, e que se torna ainda mais complexa na medida em que houver algo errado e surgir alguma falha constatada pelos órgãos de fiscalização.

Então, neste Dia do Oftalmologista, a Mitfokus Contabilidade Médica parabeniza os profissionais que nos ajudam a ver e a enxergar, e se coloca à disposição para que suas obrigações, prazos e cumprimentos de deveres acessórios recebam um olhar especializado, evitando entraves prejudiciais para a saúde do oftalmologista e dos pacientes.

Que neste dia 7 de maio os olhos dos oftalmologistas sejam abençoados e consigam enxergar além do horizonte, onde se descortina um sol triunfante, e que se reflete em cada um de nós, para que possamos continuar contando com esse sentido que nos permite o dom de enxergarmos colorido tudo à nossa volta! Parabéns, oftalmologistas brasileiros, e muito obrigada pelo importante serviço que vocês prestam à sociedade!

Deixe um comentário