Entenda tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para médicos.

Conheça o Head de Tecnologia da Mitfokus

Jogando bola desde garoto: a relação entre esporte e carreira

Na vida da maioria dos brasileiros, o futebol é um esporte sempre presente. Mesmo quando não há campeonatos, as notícias continuam a surgir, permitindo que os fãs comentem sobre especulações, os bastidores dos times e as últimas partidas. Para William Thiago de Souza, sócio e Head de Tecnologia da Mitfokus Contabilidade Médica, gostar de futebol é muito mais do que isso. O esporte, que ele pratica desde a infância, o ajuda a manter corpo e mente saudáveis.

Como o esporte influencia a vida profissional

“O futebol é uma atividade de lazer que compartilho com jiu-jitsu, muay thai, boxe e pesca. Essas atividades são fundamentais no meu trabalho como Consultor Tributário e contador. Muitos podem se perguntar: ‘Como assim?’, já que parece impossível estabelecer conexões entre mundos tão distintos. Contudo, se pararmos para refletir, ambos ensinam sobre a valorização de regras, o reconhecimento dos limites pessoais e das deficiências dos outros, além de nos motivarem a superar os obstáculos que surgem para que possamos crescer e evoluir sempre.”

William de Souza, Head de Tecnologia e Sócio da Mitfokus

Início da carreira e desafios enfrentados

William começou a trabalhar aos 15 anos e, logo em seu primeiro emprego, a vida o colocou em uma posição de grande responsabilidade: o departamento pessoal. Entre suas tarefas, ele foi responsável pelo fechamento da folha de pagamento de 120 funcionários.

Hoje, mesmo com o auxílio da tecnologia, essa é uma função complicada, pois impacta diretamente o caixa da organização. Imagine há anos, quando a pessoa precisava dedicar-se ao máximo em termos de concentração, planejamento, atualização, cuidado, atenção e controle. “Eu já praticava essas habilidades no esporte. Assim como no futebol, percebi oportunidades de aprimorar movimentos e formas de execução, trabalhar o sentimento de equipe e pertencimento do grupo, e promover o diálogo como elemento essencial para a resolução de conflitos. E funcionou.”

A formação acadêmica e especialização

Foi justamente o sentimento de fair play — ética, companheirismo, lealdade e coletividade no esporte — que levou William a cursar Ciências Contábeis e, posteriormente, a se especializar na área fiscal. O próximo passo foi o due diligence, uma técnica complexa cujo objetivo é interpretar dados para identificá-los e, assim, determinar se os números de uma pessoa jurídica refletem realmente sua realidade de mercado, além de identificar as potencialidades e os riscos do negócio a curto, médio e longo prazo.

Atuação na Mitfokus

Essa é apenas uma das suas funções na Mitfokus, onde atua como Diretor Técnico e Head de Tecnologia. William une todo o seu know-how esportivo ao conhecimento das normas, métodos e procedimentos da área fiscal.

Na Mitfokus, William trabalha diretamente na realização de testes para analisar as regras fiscais e contábeis do software e aplicativo, validando números e dashboards. Ele também é responsável pelo alinhamento das novas funcionalidades a serem desenvolvidas pelo departamento de tecnologia, sempre focado em entregar eficiência financeira a médicos, consultórios e clínicas.

Conheça também a história de Lucas Souza, Head Jurídico da Mitfokus.