Júlia se torna CEO da Mitfokus ao enxergar uma dor em comum dos médicos.

Conheça Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus

Com tecnologia de ponta voltada para a contabilidade de médicos, a Mitfokus conta com mais de 3 mil clientes em sua carteira.

As mulheres são capazes de conciliar carreira, vida pessoal e família, desafiando estereótipos com força e equilíbrio.

Além disso, muitas optam por ocupar cargos de liderança. Uma prova disso é o aumento de mulheres CEOs em empresas brasileiras: 38%, segundo pesquisa da Grant Thornton.

Em termos gerais, o Brasil está acima da média global (32%) e da América Latina (35%), demonstrando o poderio feminino e as boas expectativas de crescimento nesse sentido.

Uma representação clara dessa realidade é a história de Júlia Lázaro, sócia fundadora da Mitfokus, uma contabilidade digital especializada na área médica.

Seu objetivo? Evitar ralos financeiros e passivos tributários para pessoas físicas e jurídicas deste segmento.

A trajetória de Júlia

A trajetória profissional de Júlia começou na faculdade, onde cursou Administração de Empresas na Universidade Estadual do Estado de São Paulo (Unesp).

Com o diploma de bacharel em mãos, continuou seus estudos e se especializou em Economia pela FGV. Em seguida, obteve um MBA Internacional pela Universidade de Ohio/FGV.

Casada com um médico, Júlia, que na época trabalhava na área financeira, começou a perceber, tanto em seu marido quanto em colegas que eram proprietários de clínicas ou consultórios, uma enorme dor até então sem diagnóstico: a dificuldade de realizar e manter uma gestão financeira, contábil e tributária adequada.

As consequências eram visíveis: empresas desgastadas em termos de imagem, trabalhos entregues com atraso, rotatividade de pessoas e funcionários desmotivados.

Além da dificuldade em manter pacientes na carteira e excessivas horas gastas para corrigir trabalhos mal feitos.

Somava-se a isso, tributos pagos a mais para os cofres públicos, multas por entregas de declarações e obrigações acessórias fora do prazo e perdas financeiras em todos os departamentos.

Logo, foi nesse cenário que Júlia teve a ideia de unir o útil ao agradável: ajudar o próximo e empreender.

Construindo uma Equipe de Especialistas

Para que a Mitfokus se tornasse especializada no setor, a primeira etapa de sua jornada foi organizar uma equipe de experts em contabilidade na área médica.

Assim, Júlia se aliou a Tiago Lázaro, economista com vasta experiência na área bancária; a William Souza, consultor contábil; e a João Teixeira, também administrador.

Depois, a segunda etapa focou na união de esforços para compreender ao máximo os recursos da tecnologia e do machine learning (aprendizado das máquinas).

O objetivo era entregar aos médicos uma solução de fácil acesso e uso, que simplificasse a vida financeira, contábil e tributária do usuário.

Resultados e Conquistas

Hoje, a Mitfokus promove a saúde financeira de médicos, consultórios e clínicas, oferecendo ainda a possibilidade de empréstimos, financiamentos e antecipação de recebíveis.

Com mais de 8 anos de atuação, a empresa já conta com mais de 3.000 profissionais em sua base.

E graças a parcerias sólidas, à incubação realizada pela Eretz.bio, do Hospital Albert Einstein em 2021, e ao investimento da Bossanova em 2022, a empresa cresce em ritmo acelerado.

Superando Desafios de Gênero

Ao ser questionada se foi difícil começar a empreender nessa área, Júlia enfatiza que, por ter uma bagagem na área financeira, o processo de adaptação não foi tão complicado. No entanto, ela reconhece que ainda existe muita desigualdade de gênero nesse meio.

Mas Júlia vê essa realidade negativa como uma oportunidade para fomentar projetos a fim de superar esses desafios.

Na Mitfokus, promove o desenvolvimento de vagas e até áreas específicas somente para mulheres, incluindo a área de tecnologia, que ainda é predominantemente masculina.

Em suas palavras: “Trata-se de uma alternativa para buscar o equilíbrio e a igualdade no setor”.

Conheça também a história de William Souza, Head de Tecnologia e Sócio da Mitfokus.

Deixe um comentário