Muitas empresas estão apostando em espaços compartilhados para profissionais de saúde. Saiba por que trocar o aluguel de sala para dividir espaços e serviços
Já pensou em trocar os custos fixos de uma clínica por um coworking médico? Isso mesmo. Agora que você terminou a residência médica, deve ter feito uma cotação de quanto custa abrir um consultório e se deparou com um valor elevado. E agora?
Uma excelente opção tem sido o coworking médico, um ambiente de trabalho onde profissionais compartilham as áreas comuns e despesas gerais para desenvolver projetos e negócios.
Esses espaços compartilhados já existem há quase duas décadas, mas foi em 2016 que houve um boom no setor e, em 2023, deve atingir US$ 11,52 bilhões, de acordo com o site Coworking Brasil.
A indústria chegou a um ponto em que não se trata de quantidade, mas de qualidade. Hoje, não somente profissionais da área de exatas e humanas conseguem aproveitar esses espaços. Os profissionais da saúde, principalmente médicos no início de carreira, também vêm apostando nesses ambientes para a realização de consultas.
Confira cinco motivos e vantagens para você alugar um coworking médico.
- Baixo investimento
Quando um profissional aluga uma clínica sozinho, ou com um parceiro de trabalho, precisa arcar com as despesas de água, luz, telefone, internet, entre outros.
No coworking médico, o profissional paga um valor mensal e nele está embutido todas essas despesas e mais estruturas, como recepção, sala privativa, sala de reunião, banheiro, equipamentos eletrônicos e armários individuais. No fim, o custo sai bem inferior ao modelo padrão dos consultórios próprios.
- Flexibilidade
O profissional da saúde pode usufruir do espaço pelo tempo que precisar, seja uma vez por semana ou um período determinado. Assim, consegue alinhar seus atendimentos com outros projetos.
Outro fator é que os coworkings, frequentemente, são abertos em lugares bem localizados, o que permite aos pacientes chegarem com mais facilidade, seja por meio de metrôs, ônibus ou têm estacionamento próprio.
Também, os contratos podem ser fechados mensal, semestral ou até mesmo anualmente. Isso é um ponto positivo, pois caso o lugar escolhido não esteja alcançando os resultados esperados, fica mais fácil (sem rescisão contratual) a mudança de estabelecimento e evita desgaste com mudanças.
- Infraestrutura de qualidade
O aluguel de uma sala no coworking médico dispõe de infraestrutura de ponta. São salas modernas e estruturadas com tudo o que é necessário para um bom atendimento. A decoração e iluminação também são adequadas e pensadas no conforto e produtividade dos profissionais.
Soma-se a isso o fato de que o profissional não precisa contratar secretária ou limpeza do consultório, porque tudo isso está incluído na mensalidade.
Muitos coworkings colocam no pacote a apresentação pessoal, ou seja, o aluguel do espaço inclui website, cartão de visita e até agendamento on-line de consultas.
- Networking
Geralmente, os coworkings médicos recebem profissionais de saúde de várias especialidades. Isso é um ponto positivo, porque você pode trocar experiências com outros profissionais, seja para conhecimento ou até mesmo parcerias, e por que não? Essa troca pode beneficiar sua carreira e, gradualmente, aumentar a carteira de pacientes.
- Segurança
Quando você pensa em abrir um consultório sozinho, precisa colocar no orçamento o custo de segurança. No coworking já existe todo o investimento tecnológico, com câmeras de segurança espalhadas pelos ambientes.
Além disso, os lockers individuais possibilitam guardar os bens preciosos enquanto não os utilizam. Isso garante maior segurança nos objetos pessoais e maior organização e mobilidade de espaços.
E aí, ainda está na dúvida entre abrir consultório próprio ou alugar uma sala de coworking? Conte com a Mitfokus Contabilidade Médica para auxiliar na sua decisão.