Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog > Dados sobre a área médica
Especialidades médicas: clínica médica e pediatria são as mais comuns do país

Especialidades médicas: clínica médica e pediatria são as mais comuns

8 de 55 campos de atuação representam mais da metade do total de registros de especialistas no país

Clínica médica, pediatria e cirurgia geral são as especialidades médicas com maior número de registro de especialistas na medicina. É o que aponta a Demografia Médica do Brasil (DMB) 2023, estudo conduzido pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

De acordo com o estudo, existem 56.979 médicos registrados em clínica médica, seguida de pediatria (48.654), cirurgia geral (41.547), ginecologia e obstetrícia (37.327), anestesiologia (29.358), ortopedia, traumatologia (20.972), medicina do trabalho (20.804) e cardiologia (20.324). Ao todo, as oito especialidades listadas representam mais da metade (55,6%) do total de registros de especialistas.

Fonte: Scheffer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2023
Registros de médicos especialistas, segundo especialidades, em 2022

Especialidades em baixa

O estudo indicou, ainda, os dez campos de atuação menos buscados pelos profissionais da medicina. São eles: genética médica, medicina de emergência, radioterapia, medicina física e reabilitação, medicina nuclear, cirurgia de mão, cirurgia torácica, medicina esportiva, cirurgia de cabeça e pescoço, patologia clínica/medicina laboratorial.

Ao todo, essas especialidades somam 2,3% do total de médicos, ou seja, 10.984 médicos atuam nessas funções. De acordo com os dados demográficos do estudo, dos 495.716 médicos registrados com títulos de especialistas, 57.477 profissionais (11,6%) estão com mais de um CRM. Isso significa que eles podem exercer a profissão em mais de uma Unidade da Federação.

Evolução do número de especialistas

Os dados da DMB também mostram que o número de registros de especialistas no país passou de 268.218, em 2012, para 495.716, em 2022, um aumento de 84,8%. Além disso, ao longo dos últimos dez anos algumas áreas pelo menos dobraram o número de especialistas, é o caso de clínica médica, medicina da família e comunidade e radiologia e diagnóstico por imagem. Entre as especialidades que apresentaram entre 80% e 100% de crescimento estão: ortopedia e traumatologia, cirurgia vascular, endocrinologia e metabologia.

As especialidades que apresentaram menor crescimento relativo – variando entre 20% e 50% em uma década – foram ginecologia e obstetrícia, acupuntura, medicina preventiva e social, cirurgia pediátrica, cirurgia cardiovascular, medicina física e reabilitação e homeopatia.

A única especialidade que apresentou declínio (de 2,4%) na série histórica foi patologia clínica e medicina laboratorial, cujo número de especialistas diminuiu de 1.617 para 1.578.

Especialistas, segundo gênero

O estudo aponta que os homens são maioria em 36 das 55 especialidades médicas e as mulheres predominam em 19 delas. Urologia, ortopedia, traumatologia e neurocirurgia são as áreas com maior predominância entre os homens (mais de 90% entre os especialistas).

Fonte: Scheffer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2023
Médicos especialistas segundo sexo e razão masculino/feminino, em 2022

Em compensação, as mulheres são maioria em dermatologia. São 8.236 médicas registradas no país, o que corresponde a 77,9% dos profissionais da área. Mas, o gênero feminino é minoria em todas as especialidades cirúrgicas, com 25% do total de registros. O índice de mulheres também é maior na pediatria (75,6%).

Outras duas áreas com maior índice de médicas são alergia e imunologia e endocrinologia e metabologia: ambas com 72,1% do corpo médico. As áreas com proporção equilibrada entre homens e mulheres são nutrologia, medicina física e reabilitação e gastroenterologia.

Para saber mais sobre o estudo, acesse o link aqui.

Deixe um comentário

Posts Relacionados

Diminui Índice de Estudantes de Medicina Negros

Diminui Índice de Estudantes de Medicina Negros

Em compensação, houve um aumento no percentual de alunos que se declararam pardos. Confira o estudo. Estudantes de medicina: em 10 anos, a maioria dos...

Autor: Imprensa Mitfokus
Médicas serão maioria no país até 2035

Médicas serão maioria no país até 2035

A forte presença feminina já começará a ser mais evidente em 2024 Médicas serão maioria no país até 2035. Esse é um dado divulgado pela...

Autor: Imprensa Mitfokus
Médicos em Residência: Índice de Profissionais no Brasil

Médicos em Residência: Índice de Profissionais no Brasil

Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia são as áreas com maior número de residentes; Angiologia, Medicina de Tráfego e Homeopatia são as menos buscadas...

Autor: Imprensa Mitfokus

Receba conteúdos exclusivos sobre contabilidade para médicos.

Inscreva-se na mitnews e invista na sua educação financeira.