Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog > Dados sobre a área médica
Proporção de médicos no Brasil é similar ao Japão

Proporção de Médicos no Brasil é Similar à do Japão

Mais da metade dos profissionais têm menos de 55 anos

 

Em duas décadas, o Brasil mais que dobrou a densidade de médicos no país. Esse quadro é consequência da abertura de novas vagas de graduação, entrada de médicos estrangeiros, prolongamento do tempo de atividade e adiamento da aposentadoria. É o que revela a “Demografia Médica 2023”.

Essa expansão impactou a densidade de médicos no país e permite comparar a realidade brasileira com a de países desenvolvidos. Conforme relatório, no início dos anos 2000 existiam 1,29 médicos por mil habitantes. Atualmente, a proporção é de 2,6 profissionais, similar ao Japão (2,6) e próximo dos Estados Unidos (2,64) e Canadá (2,77).

Fonte: Scheffer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2023; OCDE
Razão de médicos por 1.000 habitantes, segundo países selecionados

 

Médicos por habitantes

Em decorrência da abertura de cursos e vagas nos últimos anos, em 2021 o Brasil passou a ter uma taxa de 11,75 médicos graduados para cada 100 mil habitantes, um patamar próximo ao da Finlândia (12,19), Suíça (12,91) e Alemanha (12,03).

Vale ressaltar que esse aumento significativo da relação médicos/habitantes nas últimas duas décadas não expressa a distribuição heterogênea de profissionais no território brasileiro. Pelo contrário, esconde uma grande desigualdade na concentração de médicos que se concentram mais nas regiões Sul e Sudeste do que no Norte e Nordeste do país. 

 

Fonte: Scheffer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2023; OCDE
Percentual de médicos com 55 anos ou mais em relação ao total de médicos, segundo países selecionados

 

Faixa etária

A média geral de idade dos médicos no Brasil vem declinando nos últimos anos. Em 2022, apenas 28% deles tinham mais de 55 anos, evidenciando uma profissão relativamente jovem e com tendência para a maior presença feminina

Em contrapartida, Itália e Estados Unidos têm mais da metade dos profissionais acima de 55 anos. Esse indicador é importante porque permite mostrar se o número de médicos em formação será suficiente para substituir o contingente que se afasta do mercado de trabalho, devido à aposentadoria, óbito ou por outro motivo.

Esse cenário dependerá da manutenção da política de abertura de cursos e vagas de medicina, o que implicará em maior ou menor entrada de médicos jovens. 

Acesso Rápido

Deixe um comentário

Posts Relacionados

Diminui Índice de Estudantes de Medicina Negros

Diminui Índice de Estudantes de Medicina Negros

Em compensação, houve um aumento no percentual de alunos que se declararam pardos. Confira o estudo. Estudantes de medicina: em 10 anos, a maioria dos...

Autor: Imprensa Mitfokus
Médicos: Norte e Nordeste são regiões com menor densidade no país

Médicos: Norte e Nordeste são regiões com menor densidade no país

Índice apresenta a desigualdade de médicos nas cinco regiões do Brasil O número de médicos fortemente no Brasil nas últimas duas décadas, com média de...

Autor: Imprensa Mitfokus
Covid-19: Médicos do Maranhão Mais Impactados que SP

Covid-19: Médicos do Maranhão Mais Impactados que SP

Características do mercado de trabalho e disponibilidade de equipamentos podem ser fatores que evidenciaram essa realidade Quase metade (49,2%) dos médicos que atuam no estado...

Autor: Imprensa Mitfokus

Receba conteúdos exclusivos sobre contabilidade para médicos.

Inscreva-se na mitnews e invista na sua educação financeira.