Entenda se vale a pena cadastrar planos de saúde na sua empresa médica.

Planos de saúde: vale a pena cadastrar na sua empresa médica?

Listamos os prós e contras para te ajudar a tomar essa decisão

Mais de 50 milhões de pessoas. Este é o número dos beneficiários de planos de saúde somente nos estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS/2022). 

Portanto, quem atua como médico Pessoa Jurídica deve estar se perguntando: vale ou não a pena cadastrar planos de saúde na minha empresa?

A resposta para essa pergunta é muito ampla e implica em uma série de fatores. Por isso, listamos as vantagens e desvantagens para te auxiliar.

Vantagens em cadastrar planos de saúde na sua empresa

Aumento na base de clientes

Os planos de saúde são uma fonte de renda mais assertiva, especialmente para profissionais em início de carreira, devido à maior quantidade de clientes.

Logo, oferecem uma base de pacientes substancial. Ao aceitar esses planos, os médicos têm a oportunidade de atender a um número maior de pacientes, o que pode aumentar sua visibilidade e experiência profissional.

Inclusive, algumas empresas oferecem planos de saúde para seus funcionários. Ao aceitar esses planos, os médicos têm a oportunidade de atender a esses grupos corporativos, o que pode gerar uma fonte adicional de pacientes.

Diversificação de receita

A combinação de pacientes particulares e aqueles que utilizam planos de saúde podem criar uma base de receita diversificada, aumentando o fluxo de clientes e contribuindo para maior lucro da empresa.

Fidelização

Dessa forma, ao aceitar o serviço, o médico pode construir relacionamentos a longo prazo com os pacientes, o que pode levar a uma maior retenção daqueles que costumam buscar os mesmos profissionais para seus cuidados médicos, aumentando a fidelização.

Networking

Ao fazer parte da rede de prestadores de um plano de saúde, os médicos têm a chance de interagir com outros profissionais de saúde e até mesmo fazer parcerias. Isso gera uma oportunidade de networking e colaboração de profissionais.

Ainda que, aceitar planos de saúde possam trazer vários benefícios para médicos que atuam como Pessoa Jurídica (PJ), também existem alguns pontos negativos e desafios associados a essa decisão.

Desvantagens em cadastrar planos de saúde na sua empresa

Valor do reembolso

O reembolso dos planos de saúde para as clínicas parceiras é aquém dos honorários particulares. Isso pode reduzir a receita por paciente atendido e impactar a rentabilidade do consultório ou clínica.

Pressão

Além disso, para compensar os baixos valores de reembolso, o médico pode precisar atender um grande volume de pacientes, o que pode afetar a qualidade do atendimento e o tempo disponível para cada paciente.

Processos burocráticos

Acima de tudo, o processo de faturamento e reembolso dos planos de saúde são mais complexos e burocráticos. Isso exige um tempo considerável dedicado à administração, envio de documentos e resolução de possíveis problemas.

Atrasos

Algumas operadoras de planos de saúde podem atrasar os pagamentos aos prestadores de serviços, o que pode afetar o fluxo de caixa do consultório ou clínica.

Restrições

Ademais, alguns planos de saúde podem impor restrições a certos tratamentos, medicamentos ou procedimentos. Logo, isso pode limitar as opções de cuidados que o médico pode oferecer aos pacientes.

O que fazer antes de tomar sua decisão?

Antes de tomar qualquer iniciativa, é importante que você avalie cuidadosamente os pontos negativos e positivos, considerando seus objetivos, metas e missão. Essa análise detalhada fará toda a diferença na decisão e no seu propósito profissional.   

Sendo assim se você ainda tem dúvidas e não está convencido sobre qual a melhor opção, não se preocupe. A equipe Mitfokus está disponível para esclarecimentos adicionais. 

Deixe um comentário